O Ensino Médio é muito mais do que uma mera transição para o ensino superior. Para nós, essa é uma etapa da vida dentro de um percurso acadêmico, marcada pelo desejo de liberdade, pela necessidade de contestação, pelas angústias decorrentes da própria constituição da personalidade, da conquista da autonomia e de muitas outras “marcas” que nos acompanham pela vida adulta. 

Incluímos as seguintes atividades extracurriculares:

Inglês
Espanhol

Adotamos o Sistema
de Ensino Objetivo

que no Ensino Médio tem como meta formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade em que estão inseridos, além de preparar o aluno para enfrentar com segurança o ENEM e os exames pré-vestibulares mais concorridos e desafiadores.

O ensino médio está passando por algumas mudanças em conformidade com a lei nº 13415/17 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Essa mudança visa uma maior permanência dos alunos na escola através da exigência de tempo mínimo de horas aulas.
Antes o período mínimo era de 800 H/A agora de 1000 H/A. 

Essa alteração aconteceu para aproximar ainda mais a escola dos alunos, permitindo que o mesmo escolha temas que mais se encaixem em seu perfil e desenvolva habilidades técnicas, filosóficas e práticas de vivência em conjunto com as disciplinas do currículo escolar. 

A proposta do novo ensino médio será aplicar essas atividades curriculares de forma flexível atendendo ao BNCC (Base Nacional Comum Curricular) permitindo assim aos estudantes diferentes itinerários formativos compostos por: 
Projeto de vida, eletivas e aprofundamentos. 

O que são itinerários formativos segundo o MEC?

Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudos, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio.  Os itinerários formativos podem se aprofundar nos conhecimentos de uma área do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e da formação técnica e profissional (FTP) ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas além da FTP.
As redes de ensino terão autonomia para definir quais os itinerários formativos irão ofertar, considerando um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar.

Nós vamos mais longe!

Pensando em preparar ainda mais seu filho, nosso projeto de ensino médio eleva a quantidade de horas aulas e oferece todas as modalidades de maneira presencial. 

Permitindo aos nossos alunos saírem ainda mais preparados do ensino médio, com competências e habilidades que darão destaque a vida profissional, intelectual e artística de nossas pequenas mentes brilhantes. 

Elevamos 300 horas a mais para garantirmos os melhores profissionais do futuro,
de forma democrática, com escolha das eletivas durante o mês de outubro. 

O que muda na prática?

Passaremos mais tempos juntos, ao todo serão 600 horas aula a mais.

Quais as durações dessas aulas?

Quais os horários e temas de aulas?

Quais áreas compõem
os itinerários formativos?

As eletivas CoNTRIBUIRÃO PARA
O AUMENTO DA CARGA HORÁRIA ANUAL?

Sim, com a escolha das eletivas podemos chegar a 1800 horas anuais.

Mas, na prática, como ficam
as distribuições dessas novas grades?

Quais séries escolares serão beneficiadas?

ASSINE NOSSO NEWSLETTER

© 2024 – Colégio Piaget. Todos Direitos Reservados.
Todas informações sobre cursos e do Colégio Piaget referem-se ao ano letivo de 2024.